16/04/2012

Dia mundial da voz: A comunicação em um modo geral!





Hoje, dia 16/04, está por ser comemorado o dia mundial da voz. Explicar a importância da voz com palavras parece ser meio contraditório, mas não é. Acho que temos de partir do princípio que voz, palavra, leitura, discurso, gesto, etc tem por si só uma relação fundamental de um para com o outro.
Um palestrante ao fazer seu discurso para a plateia atenciosa, passa sua visão do assunto em questão através de sua voz. Porém, se pararmos para pensar, antes de iniciar sua palestra ele elaborou o que iria apresentar ao público. Desta forma, ele pesquisou acerca do assunto (lendo vários artigos), formou sua opinião e escreveu-a num bloco de notas. Olhando sob este aspecto, conseguimos observar que leitura, escrita e voz tiveram papéis fundamentais para que a palestra ocorresse bem, certo? Sim, mas ainda tem mais ! Imaginemos que o mesmo tenha lido sobre o assunto, formado sua opinião e a redigisse num bloco de notas. Feito isto, fosse para o centro do 'palco' e em pé ou sentado começasse a falar de sua opinião. Por mais interessante que a opinião fosse, o que era para ser uma boa palestra poderia ganhar contornos de discurso e o mesmo as vezes torna-se cansativo para o lado da platéia. É aí que entra outro elemento que vem a ter bastante importância: Os gestos! Sim, com eles aquela opinião estática ganhará movimentos tornando a palestra, dessa forma, dinâmica, agradável e interessante.
Sabemos da importância da voz nos dias atuais, como foi desde sempre. Porém, a voz é um de vários outros fatores que juntos fazem algo maior: A comunicação. A voz não é apenas "mais um" fator, como todos os outros também não são. Cada um é essencial, cada um tem sua igual significância. A comunicação perderia muito "poder de expressão" com a perda de qualquer um destes fatores, assim como qualquer um destes não seriam tão espetaculares como são quando juntos estão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário