12/04/2012

Kony 2012

Considerado um dos assuntos do mês de março, Kony 2012 com certeza recebe status de mais que um documentário ou vídeo viral. É um assunto sério que merece ser visto com bons olhos.


A realidade das crianças africanas que temos certa noção, porém sempre nos surpreendendo ainda mais só que infelizmente para o lado negativo.

Kony 2012 é um documentário criado pela "Invisible Children" (organização sem fins lucrativos criada em 2004 para por fim as ações da LRA e de seu líder Joseph Kony) com o intuito de tornar público e famoso o meliante Joseph Kony. O vídeo mostra em seu decorrer a triste realidade das crianças africanas, que são levadas pela LRA para servir ao exército de Kony. Aliás, é simplesmente incrível como nós pensamos ter noção da dura realidade em que vivem as crianças africanas e a cada dia que passa acabamos nos surpreendendo com esses novos fatos que ficam a nosso merce. Apesar do vídeo ter sido extremamente elogiado e passado adiante, seja por pessoas famosas ou não, o mesmo acabou recebendo demasiadas criticas da imprensa em diversos aspectos: - Criticado pelos direitos humanos por ser uma campanha oportunista, criticado pela imprensa por manipular fatos, dar informações falsas e antigas, simplificar os acontecimentos da região e criticado pelo primeiro ministro de Uganda, Amama Mbabazi, o qual diz que Joseph Kony e suas tropas não estão mais em seu país. Aliás, a critica deste último talvez se deve ao fato de coincidir com a idéia do professor Mahmood Mamdani que diz que a LRA pode ser a 'desculpa' para a militarização da região por parte dos EUA. Outra frente de critica se deve ao fato que a força do exército de Kony em Uganda era forte acerca de dez anos atrás e que os EUA e estadunidenses vieram a querer agir apenas agora, dez anos depois. Há jornalistas Ugandenses que dizem que o interesse dos EUA se deve ao fato de uma provável descoberta de petróleo na região e que os EUA teria como se beneficiar ao se importar com a questão. Outros críticos vão mais longe e dizem que os EUA se escondem atrás das ONG's para sustentar seus objetivos econômicos em regiões mais pobres como África, Caribe e países mais pobres da América Latina. Realmente essas ONG's arrecadam uma quantia extremamente significativa de dinheiro e dizem investir na África, mas como a maioria lá não tem acesso por exemplo a internet, fica difícil saber se esse dinheiro ou parte dele tem sido realmente investido lá.
O caso a respeito das crianças é fato verídico e que realmente merece nossa atenção, porém se o vídeo tivesse parado por aí e não tivesse a parte relacionada a pedir doações, talvez não tivesse sido alvo de tantas críticas. Críticas essa aliás que faz a gente tomar mais tempo as lendo do que vendo o próprio vídeo. Kony e seu exército hoje estão enfraquecidos porém ainda em ação, só que questões como HIV, desemprego e prostituição deveriam merecer muito mais atenção pois as crianças que antes sofriam das ações de Kony, sofrem destes outros problemas nos dias atuais. Nunca será demais a nossa atenção para essas pessoas, mas antes de espalharmos o vídeo constrangidos com as informações prestadas, devemos ir um pouco mais afundo a respeito das informações e saber de fato o que se passa. Se você recebe uma notícia e acha interessante passa-la adiante, deveria achar interessante também correr atrás de mais informações a respeito dela.


Curiosidades:
- A "Invisible Children" arrecadou no ano de 2011 R$9mi. No ano de 2012, em menos de 1 mês, é provável que tenha arrecadado R$15mi. Porém, segundo seu próprio líder, a maior parte não é investida em 'caridade'. 37% apenas é investido nos projetos na África, 20% vai para o salário da equipe e 43% para questões de "conscientização";
- O líder do movimento foi detido em 15 de março sob efeito de alcool e andando nu em vias públicas. Será que não soube lidar com a pressão e críticas?

Abaixo o vídeo da campanha para quem ainda não viu ver, e para quem já viu rever por estar com mais informações adicionadas sobre o assunto e talvez criar uma idéia diferente da primeira impressão.



E aqui, uma investigação do detetive virtual do fantástico exibida em 18 de março.



Considerações finais: Apesar do assunto ser antigo, tomou força com o documentário postado em 05/03/2012 criando proporções inimagináveis. Portanto, não vejo problema em ser tratado como o assunto do mês. Lembrando que a matéria não foi feita intencionada a fazer vocês doarem algum valor ou não doar, fazer propaganda da fundação "Invisible Children" ou qualquer outra coisa. O foco principal da matéria é mostrar a realidade vivida por crianças africanas e de certa forma tentar renovar nas pessoas a tão esquecida consciência humanitária esquecida por muitos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário